+Visão
+Visão oferece cuidados à saúde oftalmológica a pessoas em necessidade de ajuda, comunidades carentes distantes de centros urbanos, que não possuem acesso ou informações sobre tratamentos essenciais e sofrem com a falta de acesso à assistência médica.
O foco do +Visão é atuar nos casos de catarata, doença responsável por mais de 20% dos casos de cegueira no Brasil. Veja como funciona, o trabalho, as necessidades do projeto.
Pega Visão
O projeto PEGA VISÃO oferece detecção de problemas de visão a crianças no ensino fundamental. O objetivo é prevenir problemas oculares graves em crianças e reduzir a evasão escolar, além da melhora na qualidade de aprendizado, problema grave no Brasil.
A ideia é alcançar o maior número de pessoas nos grupos de risco de doenças oculares e cegueira, em regiões e locais mais desfavorecidos socialmente e economicamente, que são selecionados, prestando o serviço médico de diagnóstico e orientação ao uso de óculos, bem como palestras, oficinas e workshops.
Projeto Social de atendimento em comunidades Indígenas e de difícil acesso.
Este projeto social é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde Indígena (SESAI) e o Instituto Suel Abujamra, onde participamos em caráter totalmente voluntário no atendimento de indígenas espalhados pelo Brasil. Disponibilizamos toda a equipe técnica responsável pelos atendimentos, composta por um coordenador, médicos oftalmologistas e técnicos de atendimento.
Vamos até as aldeias selecionadas pelo SESAI, onde realizamos todo o atendimento básico de oftalmologia e garantimos a entrega de óculos àqueles que precisam. Os pacientes em que são detectadas patologias, são encaminhados diretamente para rede SUS local.
Esse trabalho teve início em 2021, com resultados extremamente satisfatórios. Recentemente, em parceria com o Banco Inter Americano de Desenvolvimento (BID LAB), o Instituto Suel Abujamra estabeleceu um novo projeto no objetivo de criar um modelo de atendimento que possa garantir a esses povos de difícil acesso, maior democracia à saúde ocular.
Através de um modelo portátil, onde o atendimento pode ser recebido na região necessitada, temos a pretensão de atender, até o final de 2024, 20 mil indígenas e entregar 5 mil óculos, unindo forças com todos os envolvidos no projeto: médicos, equipamentos, inteligência artificial e a teleoftalmologia.
Seja um voluntário
Participe ativamente de nosso trabalho, inscrevendo-se como voluntário. Tornar-se voluntário é uma experiência imensamente rica, única e inesquecível.
Para tornar-se um Voluntário, preencha o formulário a seguir: